PROFESSORAS

Fonoaudióloga pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1996), pós-doutorado no Medical Research Council – Cognition and Brain Sciences Unit, Cambridge, Reino Unido (2008). Tem experiência na área de Linguagem Oral e Escrita, Memória e Atenção. Coordena o Grupo de Estudos em Neurociência da Linguagem e Cognição (GELC – UFABC).
http://lattes.cnpq.br/6386580427473490

Psicóloga formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento. Doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Possui interesse em desenvolvimento infantil, distúrbios de desenvolvimento e de aprendizagem com enfoque na Dislexia do desenvolvimento. Interesse em avaliação neuropsicológica e desenvolvimento de jogos digitais para educação.
http://lattes.cnpq.br/7551030326740647

Professora Associada do Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução (DELILT) e do PPG em Estudos da Tradução (POET) da UFC. Possui mestrado e doutorado em Linguística pelo PPG em Linguística USP. É graduada em Letras-Inglês pela PUC-SP. Faz parte do Laboratório de Ciências Cognitivas e Psicolinguística, da UFC, e do Grupo de Pesquisa Processamento da Linguagem de Bilíngues e Multilíngues (UFC/CNPq) da mesma universidade. No momento, investiga o Acesso Lexical e o Benefício do Pré-processamento Parafovial na leitura de monolíngues e bilíngues consecutivos, falantes do Português do Brasil como L1, e inglês ou espanhol como L2 na PPG em Neurociência e Cognição da UFABC.
http://lattes.cnpq.br/7404037721769948
DOUTORANDOS

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Dissertação de mestrado: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122271

Doutorando pelo Programa de Pós graduação em Neurociência e Cognição da Universidade Federal do ABC (UFABC) com o projeto: “Diferenças relacionadas à idade na unidade e diversidade das funções executivas: um estudo desenvolvimental a partir das diferenças individuais e sua relação com inteligência”. Mestre pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).Graduado em Psicologia pela Universidade Cruzeiro do Sul, possui especialização em Neuropsicologia pelo Centro de Diagnóstico Neuropsicológico – CDN , e especialização em Reabilitação Neuropsicológica pelo Centro de Estudos em Neurologia – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HC FMUSP. Professor do curso de graduação em Psicologia na Universidade Cruzeiro do Sul. . Participa dos grupos de estudos: Psicobiologia da Cognição Humana (UNIFESP – Departamento de Psicobiologia), e Grupo de Estudos da Linguagem e Cognição – GELC (UFABC – Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição)
http://lattes.cnpq.br/3536566997750041

Doutoranda em Neurociência e Cognição na UFABC. Possui mestrado em Neurociência e Cognição (defesa em 2024) com a dissertação “Investigação da aquisição das habilidades aritméticas em relação ao desenvolvimento de funções executivas em amostra de escolares do ensino fundamental”. Bacharela em Ciência e Tecnologia pela UFABC (2018), Bacharela em Neurociência pela UFABC (2022). Licenciada em matemática na UFABC ( 2023). Durante a graduação participou dos seguintes projetos como aluna de Iniciação científica “Evocação de memórias autobiográficas em idosos saudáveis”; “Efeito de treinos cognitivos de memória em idosos cognitivamente saudáveis” e “Teste de memória integrativa: comparação de desempenho entre jovens universitários e idosos com alta escolaridade”. Tem experiência na área de psicologia experimental e pesquisas relacionadas à neurociência da linguagem, memória, envelhecimento e desenvolvimento de habilidades aritméticas, com o uso métodos psicofísicos e psicofisiológicos, e avaliações neuropsicológicas.
http://lattes.cnpq.br/8176436762457888
MESTRANDOS

Mestranda em Neurociência e Cognição na UFABC, com o projeto “Interferências interlinguísticas em crianças bilíngues Português-Inglês: uma investigação da associação de dados de experiência linguística e do desempenho em teste de função executiva”. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2019). Trabalha com famílias e professores na área de bilinguismo infantil, relacionado aos seus estágios, desenvolvimento de fala, língua de herança, manutenção de um novo idioma, alfabetização bilíngue e biletramento, dentre outros temas acerca do bilinguismo infantil. Tem interesse em pesquisas sobre desenvolvimento neural e cognitivo, linguística, aquisição da linguagem e bilinguismo. Autora do livro “Desmistificando o bilinguismo: um guia para criar filhos bilíngues”.
http://lattes.cnpq.br/1513937826762590

Juliana Brazile Silva
Mestranda em Neurociência e Cognição na UFABC, com o projeto “Investigação dos possíveis efeitos da proficiência em uma segunda língua sobre a capacidade da memória de trabalho”. Possui graduação em LETRAS com habilitação TRADUTOR INTÉRPRETE PORTUGUÊS/INGLÊS pelo Centro Universitário Ibero-Americano (2008). Atua como professora de língua inglesa há 18 anos, com experiência na elaboração de materiais didáticos, avaliações, planejamentos e atividades escolares. Avaliadora oral em exames de proficiência internacionais desde 2013. Pós-graduada em PSICOPEDAGOGIA pela UMESP (2016).
http://lattes.cnpq.br/6364637481596592

Mestranda em Neurociência e Cognição com o projeto “Avaliação da memória verbal de curto-prazo em crianças”. Bacharel em Ciências da Tecnologia e no Bacharelado em Neurociências da Universidade Federal do ABC (UFABC), membro do Centro Acadêmico de Neurociência (CAN) da UFABC, atuando na coordenadoria de comunicação. Concluiu a Iniciação Científica (IC) na área de psicolinguistica e tem como projeto de pesquisa “Validação do Questionário de Hábitos de Leitura (QHL)”.

Mestrando em Neurociência e Cognição (UFABC) com o projeto “A influência da memória operacional na alfabetização e seus correlatos neurais”. Graduado em Ciência e Tecnologia (2021) e Ciências e Humanidades (2022) pela Universidade Federal do ABC, onde cursa Neurociência e integra o Grupo de Estudos em Linguagem e Cognição (GELC). Pós-graduando em Neurociência e Cognição e Licenciando em Ciências Sociais pela Universidade Anhembi-Morumbi. Pesquisa os processos cognitivos envolvidos na alfabetização de crianças e adultos aplicando baterias de testes cognitivos e utilizando técnicas de neuroimagem funcional de espectroscopia do infravermelho próximo (fNIRS), buscando correlatos neurais de funções executivas, em especial a memória de curto prazo verbal (VeSTM) e memória de trabalho (WM).

Mestrando em Neurociência e Cognição (UFABC) com o projeto “Uma abordagem integrada da Espectroscopia Funcional no Infravermelho Próximo (fNIRS) e o Rastreamento Ocular para estudo da Atenção Compartilhada e Preferência Visual no Transtorno do Espectro Autista”. Bacharel em Ciências e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Foi monitor no projeto de Monitoria Inclusiva, a partir do acompanhamento à Pessoas com Deficiência (PCD). Realizou pesquisa de Iniciação Científica (IC) em 2022 na área da cognição com foco no rastreamento ocular em crianças com Transtorno do Espectro Autista.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Atualmente realiza o projeto: “Caracterização da conectividade neural em repouso e sua relação com o desempenho cognitivo utilizando equipamento de ultra-campo (7 Tesla) em adultos analfabetos”. Graduanda no Bacharelado de Ciências da Tecnologia e no Bacharelado em Neurociências da Universidade Federal do ABC (UFABC). Concluiu a Iniciação científica coma pesquisa “O estudo da leitura em adultos e a avaliação da qualidade de leitura por meio de Eyetracker”.
http://lattes.cnpq.br/9623547739082399

Graduanda no Bacharelado de Ciências da Tecnologia e no Bacharelado em Neurociências da Universidade Federal do ABC (UFABC), Aluna de Iniciação Científica (IC) com o projeto de pesquisa “Caracterização do perfil de linguagem na doença de Parkinson por meio da análise dos aspectos cinemáticos da fala e da ortografia”.
COLABORADORES E EGRESSOS

Mestra em Neurociência e Cognição na UFABC (defesa em 2024), com a dissertação “A relação entre habilidades musicais, consciência fonológica e memória de trabalho em crianças na fase inicial da alfabetização”. Possui graduação em Música/ Piano pela Universidade Cruzeiro do Sul (2004). Primeira Licenciatura em Artes pela Belas Artes (2012). Especialização em Psicomotricidade/ Universidade Cruzeiro do Sul (2013). Segunda Licenciatura em Pedagogia Estácio (2020). É professora de música para educação infantil e professora de arte e música para fundamental I do Instituto Sagrada Familia (SA) Rede Beneditina; professora de Música no Colégio Harmonia (SBC). Tem experiência na área de Artes e Capacitação de Professores com ênfase em Educação Musical e Pedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: artes visuais, musicalização, arranjos musicais, prática de conjunto, flauta doce, folclore e cultura, corpo e movimento, psicomotricidade e metodologias ativas. Foi integrante do Projeto de Pesquisa Experimente Música (UFABC) para crianças de 0 a 6 anos, de 2019 a 2022.
http://lattes.cnpq.br/5150372669461065

Fonoaudióloga pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Neurociência Cognitiva e Comportamento pelo PPGNeC. Doutora em Neurociência e Cognição com a tese Correlatos Neurais do reconhecimento de verbos na UFABC. Tem experiência em Audição e hormônios, Zumbido, Eletroencefalograma, Neuromodulação com enfoque na Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua.
http://lattes.cnpq.br/1340954069000490

Mestre em Neurociência e Cognição na UFABC, com o projeto “Processamento de homógrafos interlinguais em multilíngues não-balanceados e tardios: uma investigação sobre o papel do nível de proficiência e frequência de uso das línguas no acesso lexical.”. Pós-Graduado em Neurociência Aplicada à Educação pela FMU (2019), Licenciado em Música pelo Centro Universitário Unisant’Anna (2017), ex aluno do Guri Santa Marcelina, professor particular de Guitarra e Violão.
http://lattes.cnpq.br/9275089396737061

Graduando do Bacharelado em Neurociência na Universidade Federal do ABC. Tem como projeto de iniciação cientifica a pesquisa “Caracterização das habilidades de escrita na doença de Parkinson: parâmetros linguísticos e cinemáticos”.
http://lattes.cnpq.br/5350928023896103

Mestra em Neurociência e Cognição pela UFABC (2022) com o projeto: “Caracterização das habilidades de escrita em grupo de alunos do 1o ao 5o ano do ensino fundamental: aspectos linguísticos e cinemáticos.” É professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede pública de Santo André, com pós graduação lato-sensu em Gestão escolar. Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1995), graduação em Farmácia e Bioquímica Modalidade Análises Clínicas pela Universidade de São Paulo (1999) e mestrado em Farmácia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (2004).
http://lattes.cnpq.br/3209315220765357

Mestre em Neurociência e Cognição na Universidade Federal do ABC (UFABC), com o projeto “Alfabetização e Memória de Trabalho”. Pós-graduado em Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Centro de Estudos em Terapia Cognitivo Comportamental (CETCC) (2019). Formou-se em Psicologia na Universidade Cruzeiro do Sul (2018). Durante a graduação realizou Estágio Voluntário no Projeto de Iniciação: “Avaliação de Vocabulário e Raciocínio Lógico em crianças na Pré-Escola” sob orientação da Profa. Dra. Katerina Lukasova e no projeto “Kalulu: ensino de leitura, escrita e matemática no ensino fundamental”, que também foi bolsista durante sete meses. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Linguagem e Cognição, atuando como Psicólogo Clínico e Analista de Pesquisa de Mercado. Ampla experiência em Avaliações Psicólogicas e/ou de linguagem.
http://lattes.cnpq.br/7970417235370102

Fonoaudióloga, doutora em Psicologia, com pós-doutorados em Neuropsicologia no Canadá, França e China. Atualmente trabalha na UFABC como Professora Visitante Sênior.

Doutor em Neurociência e Cognição pela UFABC (2016). Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP (2011) . Gerontólogo pela USP (2008).
Título da tese: Especificidade semântica na representação de verbos de ação em pacientes com doença de Parkinson
link: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106176
http://lattes.cnpq.br/7516363405111630

Mestra (2015) e Doutora (2020) pelo PPG em Neurociência e Cognição da UFABC.Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Linha de pesquisa: efeito de priming no processamento de verbos.
Título da dissertação: Registro neurofisiológico durante orientação semântica para verbos de ações de diferentes partes do corpo
link:http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=97482
Título da Tese: Mapeamento eletrofisiológico da modulação de verbos por características léxico-semânticas
link:http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122508
http://lattes.cnpq.br/4016556899002421

É mestra (2016) e doutora (2022) em Neurociências e Cognição pela Universidade Federal do ABC e mestra em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2010). É graduada em Letras (Licenciatura Plena e Bacharelado)(2007) e em Linguística (Bacharelado) (2006), ambas pela UNICAMP e em Pedagogia pela Universidade Nove de julho. Atua com pesquisas na área de neurociência da linguagem e memória e envelhecimento saudável. Tem experiência em gestão escolar, formação docente e ensino básico de Língua e Literatura Portuguesa. É mãe do Rafael e da Luísa.
Título da dissertação: Desenvolvimento e aplicação de bateria de testes neuropsicológicos para avaliação da memória semântica de verbos em idosos cognitivamente saudáveis
link:http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=102718
Título da Tese: Processamento léxico-semântico de verbos no envelhecimento típico.
http://lattes.cnpq.br/6046988366918716

Mestre em Neurociência e Cognição pela Universidade Federal do ABC (2021). Bacharel em Psicologia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2015). Linhas de pesquisa: estudos relacionados às áreas de linguagem e alfabetização na educação básica.
Título da dissertação: Desenvolvimento da fluência verbal em crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental e investigação das associações com a aquisição das habilidades de leitura e escrita
link para dissertação: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122272
http://lattes.cnpq.br/7633506396515360

Mestre pelo PPG de Neurociência e Cognição da UFABC (2020). Psicólogo pela Universidade Cruzeiro do Sul (2017). Trabalhou como auxiliar no Laboratório de Psicologia Experimental durante as atividades práticas. Monitor das disciplinas de Análise do Comportamento e Neurofisiologia. Fez IC sobre escolha de abordagem clínica em Psicologia.
Título da dissertação: Leitura em adultos com dislexia do desenvolvimento : uso integrado de pupilometria e imageamento por ressonância magnética funcional
link: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122239
http://lattes.cnpq.br/2471815252519174

Mestra em Neurociência e Cognição (2021), Engenheira de Instrumentação, Automação e Robótica (2021), Bacharel em Neurociência (2018) e em Ciência e Tecnologia (2016) pela Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Psicologia Cognitiva, com ênfase em neurociência da linguagem.
Título da dissertação: Caracterização dos processos cognitivos e correlatos neurais da leitura e compreensão de palavras e sentenças no envelhecimento típico: um estudo com fNIRS e rastreamento ocular
http://lattes.cnpq.br/7200199212058934

Mestre pelo PPG em Neurociência e Cognição da UFABC (2017). Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2013). Atuou com pesquisas na área de neurociência da linguagem e eletrofisiologia. Também atuou em atividades de extensão universitária na área de neurociência aplicada à educação e neurociência e música.
Título da dissertação: Processamento Semântico de Verbos Figurativos: Evidências Comportamentais e Eletrofisiológicas
http://lattes.cnpq.br/5654238789902349

Mestre do PPG em Neurociência e Cognição pela UFABC (2018). Possui graduação em Neurociência (2016) e Bacharelado em Ciência e Tecnologia (2014) pela Universidade Federal do ABC (UFABC), com período sanduíche na Universidade de Aveiro, Portugal (2012/2013).
Título da dissertação: Modulating the N400: the influence of temporal aspects in the semantic priming effect
http://lattes.cnpq.br/8177629473164735

Mestra do PPG em Neurociência e Cognição da UFABC (2017). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto (2012) e em Fisioterapia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2000).
Título da dissertação: Investigação da relação entre o conhecimento léxico semântico de verbos e a sintaxe de crianças pré-escolares em desenvolvimento típico
link:http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=109278
http://lattes.cnpq.br/7865825460514083

Mestra pelo PPG em Neurociência e Cognição da UFABC (2019). Bacharela e Licenciada em Língua e Literatura Portuguesa e Alemã pela USP, com intercâmbio na Alemanha (2015).
Título da dissertação: Acesso lexical multilíngue : estudo do N400 frente ao processamento de homógrafos interlinguais
link: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=121723
http://lattes.cnpq.br/0539864910672248

Mestra em Neurociência e Cognição pela Universidade Federal do ABC (2017). É graduada em Matemática (Licenciatura Plena – 2017) e em Ciência e Tecnologia (Bacharelado – 2013) também pela UFABC.
Título da dissertação: Estudo exploratório da memória operacional em uma amostra de idosos heterogênea quanto ao nível educacional
link:http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=110505
http://lattes.cnpq.br/8721590756587464

Mestra em Neurociência e Cognição na UFABC (2017). Graduada em Ciência e Tecnologia (2015) e no Bacharel em Neurociência (2016) pela UFABC e Odontologia pela USP (1992).
Título da dissertação: Bilinguismo tardio, sem imersão e receptivo em tarefas de controle cognitivo : uma análise comportamental e eletrofisiológica
link: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=106168
http://lattes.cnpq.br/1510614174246783

Formada em gerontologia pela EACH/USP. Mestre em fisiopatológico experimental pela FM/USP e Doutora em fisiologia humana pelo ICB/USP.
http://lattes.cnpq.br/6594289642390519

Bacharela em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Aluna do Bacharelado em Neurociência da UFABC. Realizou pesquisa de Iniciação científica (2022) sobre a análise do movimento ocular em adultos com dislexia do desenvolvimento com o uso integrado de RMf e Eyetracking, com o objetivo de obter uma maior compreensão acerca da relação entre o padrão comportamental e neurofuncional.
http://lattes.cnpq.br/6048297135685031

Bacharela em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC. Aluna do Bacharelado em Neurociência da UFABC. Realizou pesquisa de Iniciação Científica em 2019 sobre a aquisição de habilidades de leitura e escrita em crianças com desenvolvimento típico, com análises de fNIRS e de Eye-tracker.
http://lattes.cnpq.br/6594289642390519

Aluna do Bacharelado em Ciência e Tecnologia e Bacharelado em Neurociência pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Realizou pesquisa de Iniciação Científica sobre adaptação de testes de linguagem para falantes do português brasileiro e criação de bancos de dados brasileiros sobre verbos e substantivos.
http://lattes.cnpq.br/3771723310442859

Graduada em Psicologia (2015) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Bacharel em Ciência e Tecnologia (2018) pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Atualmente é aluna de do Bacharelado em Neurociência e do Bacharelado em Ciência da Computação pela UFABC. Realizou pesquisa de Iniciação Científica. Interesse nas áreas de neurociências, neurodesenvolvimento, avaliação e reabilitação neuropsicológica.

Aluno do Bacharelado em Ciência e Tecnologia com ênfase em Neurociência como especialização na UFABC. Realizou pesquisa de Iniciação científica sobre bilinguismo e controle cognitivo.

Aluna do Bacharelado em Ciência e Tecnologia e Bacharelado em Neurociência pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Realizou pesquisa de Iniciação científica sobre bilinguismo e controle cognitivo.
Olá, sou aluna da computação da UFABC, tenho interesse em fazer pesquisa na área, gostaria de um contato para ter mais informações sobre como ingressar na pesquisa.
Obrigada.
Boa tarde Lorena,
É só entrar em contato com umas das professoras responsáveis pelo grupo. A professora Teresa (teresa.carthery@ufabc.edu.br) ou a Professora Katerina (katerina.lukasova@ufabc.edu.br).
Desculpe a demora. A pandemia não ajuda.
Att.
GELC