O Journal Club é o encontro do grupo para discussões e apresentações sobre os tópicos atuais em Neurociência da Linguagem. As pautas das reuniões são diversas e incluem a discussão de artigos voltados à pesquisa científica com a linguagem, neurociência e ciências cognitivas, além de discussões sobre os projetos em andamento.
IMPORTANTE: As reuniões abertas devem retornar em Junho de 2025 no formato híbrido.
As reuniões abertas são no formato de discussão de artigos relevantes das áreas de pesquisa do grupo.
No início de Junho atualizaremos nosso calendário de reuniões aqui do site!
Data das Reuniões Abertas (12h30-14h00) | Responsável | Tema e material de leitura |
29/10/2024 | Katarina Duarte Fernandes (Doutoranda do GELC) | Desenvolvimento da cognição matemática. Leitura sugerida: Understanding the complexities of mathematical cognition: A multi-level framework – Camilla Gilmore, 2023 |
26/11/2024 | Vander Pereira da Silva (Doutorando do GELC) | Cognição durante o envelhecimento. Leitura sugerida: Trajectories of normal cognitive aging – PMC |
17/12/2024 | Camilo Subenko Olalla (Doutorando do GELC) | Alfabetização baseada em evidências e jogos. Leitura sugerida: To learn scientifically, effectively, and enjoyably: A review of educational games |
Calendário 2024- Quadrimestre 1 – Reuniões abertas ao público externo.
Data/ Reuniões Abertas 12h30 às 13h50 |
Responsável |
Artigo/ Material |
27/02 | Abdo Carin | Structure of Working Memory in Children From 3 to 8 Years Old |
12/03 | Reunião cancelada devidos aos eventos da Semana do Cérebro | |
26/03 | Guilherme Delmolin | Understanding children’s reading activities: Reading motivation, skill and child characteristics as predictors. link: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/1467-9817.12060 |
09/04 | Nilce | Cross-language semantic parafoveal preview benefits in bilinguals. https://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2Fxlm0001238 |
23/04 | Victor Hugo | So Much to Read, So Little Time: How Do We Read, and Can Speed Reading Help? link: https://www.psychologicalscience.org/publications/speed_reading.html#:~:text=The%20report%20shows%20there%20is%20no%20quick%20and,improved%20skimming%20through%20speed-reading%20training%20may%20be%20beneficial. |
Calendário 2023 – Quadrimestre 3 – Reuniões abertas ao público externo
Data/ Reuniões Abertas 12h30 às 13h50 |
Responsável |
Artigo/ Material |
26/set | Camilo Olalla | Consciência fonológica e Nomeação predizem leitura? |
10/ out | Prof Maria Cristina e Iana | Apresentação de trabalho submetido para Abralin |
24/out | ————– | Simpósio do PPGNC e NINA |
07/nov(CANCELADO) Nova data: 14/nov | Raoni da Silva Santos | Funções executivas em crianças Structure of executive functions in typically developing kindergarteners DOI: https://doi.org/10.1016/j.jecp.2015.07.005 |
21/nov | Vander Pereira da Silva | Funções executivas “Unity and Diversity of Executive Functions: Individual Differences as a Window on Cognitive Structure” DOI: 10.1016/j.cortex.2016.04.023 |
5/dez | Victor Hugo | Sinais neurais e autismo “Looking for “fNIRS Signature” in Autism Spectrum: A Systematic Review Starting From Preschoolers “ DOI: 10.3389/fnins.2022.785993 |
Reuniões de 2023 Quadrimestre 2
Data/ Reuniões Abertas 12h30 às 13h50 |
Responsável |
Artigo/ Material |
06/jun |
Isabel Bender |
Preview bennefit e eye tracker, |
20/ jun |
Camilo Olalla |
Uso da Inteligência artificial no meio acadêmico. |
04/jul |
Abdo Carin |
Memória de trabalho verbal em crianças e fnirs |
18/jul |
Andrea Azevedo |
Música e alfabetização doi: https://doi.org/10.1177/00222194231157722
|
01/ ago |
Felipe Bezerra |
Multilinguismo |
15/ago | Mariela Vitória |
Análise de leitura em universitários 2020_EPC22.pdf (anpcont.org.br)
|
Calendário 2023 – Quadrimestre 1
Data/ Reuniões Abertas 12h30 às 13h50 |
Responsável |
Artigo/ Material |
28/ fev |
Vinicius Miranda |
FNIRS developing reading ability doi: 10.1111/desc.13041 |
14/ mar |
Vinicius Miranda |
FNIRS developing reading ability (continuação da discussão, a partir dos resultados) doi: 10.1111/desc.13041 |
28/ mar |
Katarina Duarte Fernandes |
Cognição matemática |
11/ abr |
Carin Caldeira |
Habilidades de Escrita |
25/ abr |
Felipe/ Juliana/ Louise |
Bilinguismo doi: https://doi.org/10.1017/S1366728920000826
|
02/ mai |
Encerramento do Quadrimestre 1 | |
Calendário 2021 – Quadrimestre 1
Data | Responsável | Artigo/Material |
19/fev | Todos | ATUALIZAÇÃO |
26/fev | Camilo Ollala | Combining speed and accuracy to control for speed-accuracy trade-offs(?) |
05/mar | Guilherme Delmolin | NEUROPSI |
12/mar | Brenda Miura | NIRS |
19/mar | —- | PRÉ-P-VALOR |
26/mar | Vander Pereira | P-VALOR |
16/abr | —- | PRÉ-N-AMOSTRAL |
23/abr | Bruce Martins | LAKENS, Daniel. Sample Size Justification. 2021. |
Calendário 2020 – Quadrimestre Suplementar
11/09 | Bruce Martins | Visual Attentional Training Improves Reading Capabilities in Children with Dyslexia: An Eye Tracker Study During a Reading Task |
18/09 | Estatística | Capítulo de correlação – itens 7.1 e 7.2 completos. Análise dos dados do livro Descobrindo Estatística com R (Field, 2012) |
25/09 | Brenda/ Letícia | Effects of Aging on Cerebral Oxygenation during Working-Memory Performance: A Functional Near-Infrared Spectroscopy Study |
02/10 | Estatística | Capítulo de correlação – itens 7.1 e 7.2 completos. Análise dos dados do livro Descobrindo Estatística com R (Field, 2012) |
09/10 | Fernanda | Apresentação sobre dislexia adquirida |
16/10 | Estatística | Capítulo de correlação – itens 7.3 e 7.5 completos. Análise dos dados do livro Descobrindo Estatística com R (Field, 2012) |
23/10 | Carin | https://link.springer.com/article/10.1007/s11145-018-9929-3 |
30/10 | Estatística | CANCELADO |
06/11 | Vander | Apresentação do projeto de doutorado |
13/11 | Felipe | |
20/11 | Feriado |
______________________________________________________________________
Calendário 2020 – Quadrimestre 2
Data | Horário | Responsável | Conteúdo | Link da gravação |
15/05/2020 | 12h às 14h | Guilherme Delmolin | 1)Discussão dos itens 5.1 a 5.5 do livro Descobrindo Estatística com R (Field, 2012) 2)Discussão de artigo | – |
29/05/2020 | 13h às 14h | Vander Pereira | 1)Apresentação do projeto de mestrado | – |
05/06/2020 | 12h30 às 14h30 | Maria Cristina Micelli Fonseca | 1)Apresentação do projeto de pós-doutorado | https://youtu.be/NZwyA9YVYvc |
12/06/2020 | 12h30 às 14h | Bruce Martins | 1)Discussão dos itens 5.6 e 5.7 do livro Descobrindo Estatística com R (Field, 2012) | https://youtu.be/psmu3Z8d1X0 |
19/06/2020 | 12h30 às 14h | Bruce Martins | 1)Treino prático no Rstudio | https://youtu.be/2mvKLjfX30E |
26/06/2020 | 12h30 às 14h | Katerina Lukasova | Discussão dos itens 6.1, 6.2 e 6.3 do livro Descobrindo Estatística com R (Field, 2012) | https://youtu.be/Z8gPOWWn1Hk |
03/07/2020 | 12h30 às 14h | Carin Caldeira (teoria)Bruce Martins (prática) | Discussão dos itens 6.4 à 6.5.5 do livro Descobrindo Estatística com R (Field, 2012) | https://youtu.be/mrKDI08m-i4 |
______________________________________________________________________
Calendário 2020 – Quadrimestre 1
Data | Horário | Responsável | Tema | Leitura |
28/fev | 12h – 13h45 | Bruce Martins | Treino: Qualificação de Mestrado (ABERTA) | |
02/mar | 14h – 17h | Bruce Martins | Banca de qualificação de mestrado (ABERTA) | |
06/mar | 12h30 – 14h | Reunião Administrativa | Introdução ao R (ABERTA) | |
13/mar | 12h30 – 14h | Brenda Miura | Apresentação de Artigo (ABERTA) | https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21507475 |
23/mar | 12h30 – 14h | Bruce Martins | Introdução ao R (ABERTA)Apresentação de Artigo (ABERTA) | https://www.annualreviews.org/doi/abs/10.1146/annurev.physiol.66.082602.092845 |
27/mar | 12h30 – 14h | Bruce MartinsCamilo Ollala | Discussão (Curva Hemodinâmica)Apresentação de artigo (ABERTA) | CALVO, Noelia et al. Rethinking the neural basis of prosody and non-literal language: Spared pragmatics and cognitive compensation in a bilingual with extensive right-hemisphere damage. Frontiers in psychology, v. 10, p. 570, 2019. |
03/abr | 12h30 – 14h | Carin Caldeira | Apresentação de artigo (ABERTA) | SEMERARO, Cristina et al. Teaching of cursive writing in the first year of primary school: Effect on reading and writing skills. PloS one, v. 14, n. 2, 2019. |
10/abr | 13h – 15h | Bruce Martins | Apresentação de Capítulo (ABERTA) | The Oxford Handbook of Reading (2015) – Capítulo 6 |
17/abr | 12h30 – 14h | Dayse Souza | Apresentação dos dados (ABERTA) | |
24/abr | 12h30 – 14h | Brenda Miura | Treino: Qualificação de Mestrado (ABERTA) |
______________________________________________________________________
Calendário 2019 – Quadrimestre 3
Sextas-feiras, Prédio Delta – Sala 265 – SBC.
Data | Horário | Responsável | Tema | Bibliografia |
27/09 | 10h30 – 13h45 | R (Administrativa) | Introdução ao R; estatística descritiva e cálculo amostral | |
04/10 | 12h30-14h | Palestra (Aberta à visitantes) | Artigo: CAÑAS, Alba et al. Working memory deficits after lesions involving the supplementary motor area. Frontiers in psychology, v. 9, p. 765, 2018. Link (apresentação Camilo) | |
11/10 | 12h30-14h | Palestra (Aberta à visitantes) | Bruce e Naimi (Dados de projeto com estatística descritiva) | |
18/10 | 10h30 – 13h45 | R (Administrativa) | Estatística inferencial, teste de normalidade, teste t / Mann-Whitney | |
25/10 | 12h30-14h | Palestra (Aberta à visitantes) | Juliane (Comparação entre grupos) e dados de Fluência Verbal (Diego) | |
01/11 | 10h30 – 13h45 | R (Administrativa) | ANOVA one-way/ teste de Kruskal-Wallis e pós-hoc | |
08/11 | 12h30-14h | Palestra (Aberta à visitantes) | Apresentação de trabalhos do Simpósio | |
15/11 | – | Feriado | – | |
22/11 | 10h30 – 13h45 | R (Administrativa) | ANOVA medidas repetidas/ teste de Friedman e pós hoc | |
29/11 | 10h30 – 13h45 | R (Administrativa) | Correlação e regressão | |
06/12 | 12h30-14h | Palestra (Aberta à visitantes) | Katarina D. Fernandes (resultados treino cognitivo Ativamente) | |
13/12 | 10h30 – 13h45 | R (Administrativa) | Modelo Linear geral e Mixed Linear Model | |
20/12 | – | Happy Hour | – | Hoje é dia de festa! |
_______________________________________________________________________________
Calendário 2019 – Quadrimestre 2
Sextas-feiras, das 12:30h às 14h. Alfa 2 – Sala 307 – SBC.
DATA | ASSUNTO | RESPONSÁVEL | ARTIGO |
07/junho | Reunião administrativa – FECHADA A VISITANTES | GELC | Sem material |
14/junho | Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento | Sem reunião | Sem reunião |
28/junho | Sem reunião | Sem reunião | Sem reunião |
05/julho | Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento | Dra. Sabine Pompéia | Avaliação das Funções Executivas |
12/julho | Reunião administrativa – FECHADA A VISITANTES | GELC | Sem material |
19/julho | Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento | Bruce Martins de Santana | GUITARD, Dominic et al. Does neighborhood size really cause the word length effect?. Memory & cognition, v. 46, n. 2, p. 244-260, 2018. |
26/julho | Reunião administrativa – FECHADA A VISITANTES | GELC | Sem material |
02/agosto | Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento | Dayse Souza | Apresentação de Trabalho Premiado no Brainn |
09/agosto | Reunião administrativa – FECHADA A VISITANTES | GELC | Sem material |
16/agosto | Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento | Camilo Olalla | Apresentação da Defesa de Mestrado |
23/agosto | Reunião administrativa – FECHADA A VISITANTES | GELC | Sem material |
Calendário 2019 – Quadrimestre 1
Sextas-feiras, das 12:30h às 14h. Alfa 2 – Sala 307 – SBC.
DATA | ASSUNTO | RESPONSÁVEL | ARTIGO |
08/mar | Projeto de qualificação Jogos digitais na alfabetização | Camilo Olalla | |
15/mar | Semana do cérebro: “As palavras no cérebro: conversando sobre neurociência da linguagem | Edgard P. Neves/ Prof. Teresa Carthery | |
22/mar | Reunião administrativa – FECHADA A VISITANTES | GELC | — |
29/mar | Reunião Administrativa – FECHADA A VISITANTES | GELC | |
05/abril | Artigo de literatura/Discussão de trabalho em andamento | Carin Gorescu CaldeiraBrenda Miura Lunardi | Disgrafia do Desenvolvimentohttps://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6262024/Representação neural da Leiturahttps://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1111/mbe.12143 |
12/abril | Artigo de literatura/Discussão de trabalho em andamento | Naími Moreira Nobre LeiteJuliane Kristine de Lima | Resultados preliminares do Projeto LEIA(Crianças) |
26/abril | Pesquisador Convidado – Discussão de trabalho em andamento | Vander Pereira | Avaliação de Funções Executivas |
03/maio | Reunião administrativa – FECHADA A VISITANTES | ||
10/maio | Discussão de trabalho em andamento | Elaine Nabeth | “Instrumentos de Avaliação do Léxico Afetivo” |
Calendário 2018 -Q2
DATA | ASSUNTO | RESPONSÁVEL | ARTIGO |
15/jun | Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento | Adriana/Marina | Martin et al. (2015) Reading in the brain of children and adults: a meta-analysis. Link |
22/jun | Reunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTES | GELC | — |
29/jun | Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento | Juliane/Bruce | Demberg et al., (2016) The Frequency of Rapid Pupil Dilations as a Measure of Linguistic Processing Difficulty. Link |
06/jul | Reunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTES | GELC | — |
13/jul | Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento | Camilo/ | TURAN, Zeynep et al.(2016) Gamification and education: Achievements, cognitive loads, and views of students. Link |
20/jul | Reunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTES | GELC | — |
27/jul | Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento | Edna/ | HELLAND, Turid; KAASA, Randi.(2005) Dyslexia in English as a second language. Link |
03/ago | Reunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTES | GELC | — |
10/ago | Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento | Marina/ | REVERBERI, Carlo et al. (2018) The neural basis of free language choice in bilingual speakers: Disentangling language choice and language execution. NeuroImage, v. 177, p. 108-116. Link. |
17/ago | Reunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTES | GELC | — |
24/ago | Confraternização | ||
_______________________________________________________________________________________________
Calendário 2018 -Q1
DATA | ASSUNTO | RESPONSÁVEL | ARTIGO |
02/mar | Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento | Brenda | Hillen et al. (2013) Indentifying brain system for gaze orienting during reading. Link |
09/mar | Reunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTES | GELC | |
16/mar | Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento | Edna | Weinstein et al. (2018) Teaching the science of learning. Link |
23/mar | Reunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTES | ||
06/abr | Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento | Katarina/Bruce | Phillips. (2005) Electrophysiology in the study of developmental language impairements. Link |
13/abr | Reunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTES | ||
20/abr | Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento | Dayse/Brenda | Wan et al. (2017) A functional near-infrared spectroscopic investigation of speech production during reading. Link |
27/abr | Reunião administrativa (das 13 às 14h) – FECHADA A VISITANTES | ||
04/mai | Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento | Camilo/Juliana | Tremblay & Dick (2016). Broca and Wernicke are dead, or moving past the classic model of language neurobiology. Link |
_____________________________________________________________________________________________________________________________
Calendário 2017
DATA | ASSUNTO | RESPONSÁVEL | RESUMO |
20/out | Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento | Marina / Camilo | |
27/out | Reunião administrativa (das 13 às 14h) | GELC | Fechada a visitantes |
10/nov | Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento | Raoni / Edgard | |
17/nov | Artigo de literatura / Discussão de trabalho em andamento | Adriana | |
24/nov | Reunião administrativa (das 13 às 14h) | GELC | Fechada a visitantes |
01/dez | Apresentação de Convidado / Discussão de trabalho em andamento | Guilherme / Carlos | |
08/dez | Apresentação de Convidado | Prof. Saulo C. P. Silva | |
15/dez | Encerramento | GELC | Fechada a visitantes |
Calendário 2016
8/nov/2016 Article presented by Paulo Proglhof
Park, H. R., Badzakova-Trajkov, G., & Waldie, K. E. (2012). Language lateralisation in late proficient bilinguals: A lexical decision fMRI study. Neuropsychologia, 50(5), 688-695.
18/nov/2016 MSc presented by Edgard
Marcadores eletrofisiológicos do desenvolvimento da compreensão de linguagem figurada
4/nov/2016 Article presented by Elaine Torresi
de Bruin, A., Bak, T. H., & Della Sala, S. (2015). Examining the effects of active versus inactive bilingualism on executive control in a carefully matched non-immigrant sample. Journal of Memory and Language, 85, 15-26.
04/nov/2016 Article presented by Marina Lameira
Kerkhofs, R., Dijkstra, T., Chwilla, D. J., & De Bruijn, E. R. (2006). Testing a model for bilingual semantic priming with interlingual homographs: RT and N400 effects. Brain research, 1068(1), 170-183.
07/out/2016 MSc presented by Carlos Ramos
07/out/2016 PhD presented by Juliana Machado
23/set/2016 Article presented by Katarina
Gross, Alden L., et al. “Memory training interventions for older adults: a meta-analysis.” Aging & mental health 16.6 (2012): 722-734.
23/set/2016 Article presented by Brenda Miura
Ratcliff, Roger, Pablo Gomez, and Gail McKoon. “A diffusion model account of the lexical decision task.” Psychological review 111.1 (2004): 159.
Quais as datas de reuniões e temas para o mês de Outubro e Novembro?
Olá Adriana, prazer em conhecê-la.
Desculpe a demora em responder, tivemos uns problemas técnicos com o site. Nossas reuniões voltam no dia 28/02.
Caso tenha dúvida sobre a reuniões já marcadas é só checar nossa aba reuniões do site. Lá constam datas, horários, locais e temas.
Att.
GELC
Olá! Sou pedagogo de formação e atuando como coordenador pedagógico. Fiquei muito interessado nas reuniões abertas. Preciso fazer algum tipo de cadastro antecipado?
Obrigado!
Muito prazer Yuji.
Não é necessário fazer cadastros.
Só comparecer e trazer contigo vontade de aprender.
Att.
GELC
Olá,
As apresentações de artigo que acontecerão nesse quadrimestre serão abertas?
Obrigada
Boa tarde Giulia,
Sim, todas as apresentações de artigos são abertas. Somente as reuniões administrativas são fechadas.
Att.
GELC
Bom dia! Como funciona a participação por videoconferência? Sou do estado do RJ.
Obrigada!
Bom dia Carla, desculpe a demora.
Foi adicionado um link na aba reuniões. No computador clicando nele vc será redirecionada para uma conferência.
Será super bem-vinda!
GELC
Olá,
Sou professora alfabetizadora, interessada em estudos relacionados ao desenvolvimento do aprendizado, tenho interesse em participar do grupo de estudos, para aprender com vocês ainda mais relacionando a teoria com a prática.
Obrigada pela atenção.
Bom dia Michelle,
Fique a vontade para participar das nossas reuniões (o link está na aba das reuniões) ou se quiser falar diretamente com alguma das professoras responsáveis é só encaminhar um email para elas que elas responderão assim que possível.
Qualquer dúvida só chamar,
GELC
Olá Michele.
Voltaremos com as reuniões abertas do GELC no dia 28.02.23 as 3a feiras das 12h30 as 13h50, no Campus SBC, as mesmas serão quizenais.
Ficamos o período do ano letivo de 2022 somente com reuniões esporádicas e no modo online.
Pedimos desculpas pelo retorno tardio para sua mensagem.
Atenciosamente,
Equipe do GELC.